sábado, 24 de outubro de 2009

Questões sobre o texto de W. Benjamin

Tendo como referencial o nosso último encontro, retomo aqui o texto de Walter Benjamin com os seguintes objetivos: procurar aumentar a minha compreensão sobre o texto e tentar formular questões para os próximos diálogos.

Vimos que neste artigo Benjamin defende algumas “teses sobre as tendências evolutivas da arte, nas atuais condições de produtividade” (166). A impressão que eu tive é que o autor vê como positiva essas mudanças que o modo de produção industrializado trouxe para o campo da cultura.O desenvolvimento dessa nova tecnologia na produção acabou implicando em uma nova maneira do homem produzir, perceber e se relacionar com a obra de arte.

No último encontro, concentramos nossos esforços para tentar compreender o conceito de aura. A compreensão de tal conceito parece ser fundamental para o entendimento do ensaio de Benjamin. A aura parece ser uma espécie de “revestimento” místico que cobre a obra de arte lhe conferindo uma função ritualística. O que a reprodutibilidade técnica fez foi libertar em grande medida a obra de arte dessa função ritualística e lhe conferir uma outra: a artística.
De acordo com Benjamin, com a reprodutibilidade técnica a obra de arte deixou de fundar-se
no ritual e passou a fundar-se na práxis política. Em outras palavras, o uso da obra de arte deixou de estar ligado apenas ao culto, ao sagrado e passou a incorporar outras preocupações humanas. O cinema é apontado pelo autor como um exemplo dessa nova função que a obra de arte começa adquirir na atualidade.

A primeira questão que me chamou a atenção diz respeito ao conceito de obra de arte. Este, parece que é bem largo em Benjamin. Há consenso sobre o conceito de obra de arte? O cinema pode ser considerado como tal? E os produtos midiáticos que analisamos? Benjamin deixa bem claro em seu texto que está falando sobre tendências, ou seja, algo que pode ou não se confirmar. Passados quase sessenta anos, o que podemos dizer sobre os prognósticos de Benjamim sobre a obra de arte? Não obstante seu caráter fantasmagórico, a aura é produto da criação humana e como tal pode ser inventado e reinventado. A aura ainda resiste em algumas obras de arte? Em relação aos produtos midiáticos, podemos também falar em alguma espécie de aura?

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